Trombose: entenda o que é e saiba como tratar pelo Bradesco Saúde
A trombose é uma das doenças vasculares que mais afetam brasileiros anualmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), de janeiro de 2012 a agosto de 2023 mais de 489 mil brasileiros foram internados devido à doença
Essa doença é bastante séria, pois ela se caracteriza pela formação de coágulos nos vasos sanguíneos, impedindo uma circulação ideal de sangue. Caso não seja tratada a tempo, ela pode causar muitos danos como AVC e infartos.
Mas, felizmente, a trombose pode ser tratada a tempo de forma acessível pelo seu plano de saúde Bradesco. Você pode entrar em contato comigo para marcar uma consulta.
Sou o Dr. João Maffei, angiologista e cirurgião vascular pelo Instituto Medicina em Foco e neste texto irei te explicar o que é trombose, como é feito o tratamento pelo Bradesco Saúde.
O que é trombose?
A trombose ocorre com a formação de um coágulo, denominado trombo na medicina. Ele fica coagulado nos vasos sanguíneos, seja numa artéria, seja numa veia, ou até mesmo dentro da parede do coração.
Esse coágulo pode representar um grande risco à saúde. Além de obstruir o fluxo de sangue, ele poderá se deslocar ao longo da corrente sanguínea, ocasionando um processo chamado de embolia.
Com isso, ele pode se alojar no cérebro, pulmão, coração ou em qualquer área, causando muitas complicações ao organismo ou até levando a sua fatalidade.
Quais são os tipos de trombose?
Existem dois tipos de trombose: a arterial e a venosa. Na primeira, há a formação de um coágulo numa artéria, bloqueando o fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode ocasionar em consequências graves a depender da localização do trombo.
Porém, a do tipo mais comum é a trombose venosa. Nela os coágulos se formam nas veias, que possuem uma velocidade menor na circulação sanguínea em relação às artérias.
Quando eles ocorrem nas pernas, chamamos de trombose venosa profunda, caracterizada por obstruções nas veias mais profundas do corpo.
Quais são os sintomas da trombose?
A trombose possui muitos sintomas. De forma geral, ela causa:
- dor nas pernas;
- inchaço nas áreas afetadas;
- vermelhidão da pele;
- endurecimento da panturrilha.
Se for o caso de trombose arterial, os sintomas podem ter algumas peculiaridades, já que se trata da dificuldade de chegada do sangue no órgão acometido, portanto, você pode sentir, por exemplo:
- dor súbita;
- alteração da sensibilidade;
- palidez ou cianose;
- diminuição da temperatura.
Em qualquer dos casos, é necessário chamar um especialista de forma urgente. Se você estiver sentindo algum desses sintomas, marque uma consulta comigo agora mesmo.
Qual é o melhor especialista no tratamento para trombose?
Para ter um bom tratamento para trombose, procure um bom especialista no assunto. O cirurgião vascular ou o angiologista é o profissional mais indicado, pois possui expertise em sistema vascular e poderá analisar com maior precisão o seu caso, dando um diagnóstico certeiro.
Eu, Dr. João Maffei, possuo as duas especializações. Com a minha vasta experiência nesses casos, estarei pronto para atender você em meu consultório. Acione o seu plano de saúde Bradesco pelo MEF e entre em contato comigo.
Como é feito o tratamento de trombose?
A depender do diagnóstico, há uma série de procedimentos que podem ser feitos para que a trombose seja tratada de forma precisa.
Anticoagulantes
Conhecidos como “fluidificadores do sangue”, os anticoagulantes ajudam a prevenir a formação de novos coágulos e reduzir os já existentes. É bom destacar que eles não dissolvem os trombos, mas impedem que eles cresçam na corrente sanguínea.
Trombolíticos
Usados para casos mais graves, nos quais há riscos de vida elevados, como na trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, os trombolíticos podem dissolver os coágulos de forma mais rápida.
Embolização
Usada para vasos menores, a embolização envolve a utilização do cateter para o bloqueio do suprimento de sangue para a formação do coágulo.
Cirurgia de trombose venosa profunda
A trombectomia ou a cirurgia de trombose venosa profunda é indicado em casos mais graves, nos quais os coágulos não conseguem ser tratados por medicamentos anticoagulantes ou quando há um risco maior de embolia pulmonar. Nesse caso, os trombos são retirados diretamente dos vasos sanguíneos.
Filtro de veia cava
Usado em casos de trombose venosa profunda, um filtro é colocado na veia cava inferior para que os coágulos não vão para os pulmões.
Tratamento de trombose pelo plano de saúde Bradesco na Medicina Em Foco
Se você é dependente ou titular do Bradesco Saúde e está passando por problemas de trombose, não perca tempo e marque uma consulta comigo agora mesmo. Eu, Dr. João Maffei, do Instituto Medicina em Foco, estarei pronto para atendê-lo da melhor forma possível, com totais condições de lhe passar o diagnóstico mais preciso.
Pela MEF, você poderá acionar o seu plano de saúde Bradesco e terá a oportunidade de escolher o melhor tratamento da forma mais acessível possível com o seu convênio. Não deixe de entrar no meu Whatsapp para marcarmos uma consulta.
Perguntas frequentes:
1. O Bradesco Saúde cobre o tratamento para trombose?
Sim, o Bradesco Saúde cobre o tratamento para trombose desde as primeiras consultas até os procedimentos cirúrgicos. No entanto, sempre esteja atento às coberturas específicas do seu contrato.
2. Qual o nome do médico que cuida de trombose?
O médico especialista que cuida da trombose é o angiologista e o cirurgião vascular. Serão eles que darão um diagnóstico preciso para que você tenha o melhor tratamento possível.
3. Quais são os primeiros sintomas de trombose?
Os primeiros sintomas de trombose são:
- dor na perna;
- enrijecimento da panturrilha;
- dormência e formigamento da região afetada.
Em caso de persistência, agende uma consulta em meu consultório imediatamente.
4. O que leva a pessoa a ter trombose?
As causas da trombose podem variar. Elas podem ser a predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações mais alongadas, obesidade, uso de pílulas anticoncepcionais, falta de movimentação, fumo, uso de bebidas alcoólicas.
5. Quais são os procedimentos para obter autorização para tratamento de trombose?
Em primeiro lugar, você deve fazer uma consulta médica com o especialista que atende pelo plano Bradesco Saúde. Eles podem exigir exames complementares e um laudo médico que comprove as razões pelas quais o tratamento deve ser feito pelo plano. Após a análise do plano, a autorização pode ser deferida ou não. Por isso, sempre entre em contato com o convênio para verificar as condições do seu contrato.
0 comentários