Escleroterapia com espuma: como fazer pelo Bradesco Saúde?
Saiba o que é escleroterapia com espuma, como fazer para tratar as suas varizes e se é coberto pelo Bradesco Saúde.
A escleroterapia com espuma é um tipo de procedimento médico não-cirúrgico caracterizado por ser minimamente invasivo para o tratamento de varizes e pequenos vasos sanguíneos dilatados. Embora seja visto apenas como um procedimento estético, o plano de saúde Bradesco cobre tratamento de varizes e aqui você vai saber como esse procedimento é feito.
Hoje, eu trago mais uma possibilidade para resolver não só um problema estético, mas também da sua saúde. Afinal, dores nas pernas podem ser um sintoma de problemas vasculares, prejudicando o sistema circulatório.
Para resolver isso, você pode acionar o seu plano de saúde e marcar uma consulta comigo, Dr. João Maffei — especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular em São Paulo — e fazer todo o procedimento desde a primeira consulta até o fim das sessões de escleroterapia.
Até o fim deste texto, você vai entender melhor o que é a escleroterapia, para quais casos ela é indicada. Vamos lá?
O que é escleroterapia?
Chamada de aplicação ou secagem de vasinhos, a escleroterapia é um tratamento para varizes nas pernas. Ele consiste num procedimento pouco invasivo no paciente, em que há a aplicação de uma substância esclerosante que pode eliminar ou diminuir o tamanho das veias.
O objetivo dela é fazer com que o sangue não passe mais pela veia fechada, mas sim em outras mais saudáveis. Assim, a veia, em que a substância foi aplicada, é absorvida pelo tecido local e desaparece eventualmente entre uma semana ou até mesmo um mês após o tratamento.
KW1: escleroterapia com espuma, tratamento de varizes com espuma, médico de varizes, tipos de varizes, o que é escleroterapia.
KW2: tratamento de varizes pelo plano de saúde, plano de saúde cobre tratamento de varizes, escleroterapia pelo plano de saúde, plano de saúde cobre escleroterapia, plano de saúde bradesco cobre tratamento de varizes
É bom lembrar que, dependendo do caso, o tratamento pode ser mais longo, tendo o paciente mais sessões de escleroterapia.
Além disso, a escleroterapia é indicada não só para fins estéticos como a melhora da aparência da pele, mas também para ativar mais a circulação sanguínea com a retirada das varizes, reduzindo sintomas comuns a elas como dores, inchaço e cãimbras noturnas, por exemplo.
Para resolver isso, há mais de uma modalidade de escleroterapia, que varia de acordo com a substância utilizada. Ela pode ser feita por glicose, a laser e com espuma. A última será o foco do nosso texto de hoje.
Escleroterapia com espuma: como funciona?
Neste procedimento, a escleroterapia com espuma funciona com a aplicação da substância chamada polidocanol. Ao entrar em contato, a espuma desenvolve cicatrizes, fechando a veia.
Ele funciona para todos os tipos de varizes? Bom, o método é geralmente indicado para o tratamento de varizes de pequeno calibre como as de 4mm de diâmetro. Para veias maiores, pode ser necessária mais de uma aplicação na mesma variz, que pode não desaparecer completamente, embora o aspecto dela na pele fique bem amenizado.
Durante a aplicação, o paciente poderá sentir um leve desconforto, mas que cessa após a aplicação da injeção. Apesar disso, o tratamento é bastante simples, sendo feito no próprio consultório médico, sem a necessidade de anestesia local ou internamento. Por isso, é importante consultar os angiologistas da equipe do Instituto Medicina em Foco para ter o melhor tratamento possível.
Contraindicações e riscos da escleroterapia com espuma: quem pode e quem não pode fazer?
Mesmo sendo um procedimento bastante simples, a escleroterapia com espuma pode causar algumas reações mínimas como alterações locais na pele após a aplicação da substância, tais como ardência, inchaço, hematomas locais e formação de pequenas bolhas.
Elas, contudo, não duram muito tempo no corpo. Apesar disso, não são descartadas algumas reações raras após a escleroterapia, como: a trombose venosa menor, reação alérgica local e a tromboflebite. Além disso, não é todo mundo que está apto a fazer o tratamento de varizes com espuma, caso de:
- mulheres grávidas;
- idosos;
- pessoas com histórico de embolia pulmonar;
- alérgicos ao polidocanol.
Outro ponto ao qual você deve se atentar antes de marcar uma consulta é informar ao seu médico se:
- têm alguma alergia ao polidocanol;
- usa remédios anticoagulantes, que podem aumentar o sangramento;
- faz uso de medicamentos frequentes;
- possui problemas crônicos de saúde;
- está com suspeita de gravidez.
Por fim, é importante também que não depile ou aplique cremes no local da aplicação da espuma um dia antes ou na data marcada para a escleroterapia. Isso é importante para evitar a ampliação dos efeitos colaterais e a interferência da eficácia do tratamento.
Cuidados após a escleroterapia com espuma
Para que prolongue os resultados após fazer a sessão de escleroterapia com espuma, recomenda-se:
- o uso de meias de compressão elástica conforme orientação médica. Elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço nas pernas;
- evitar muito tempo em pé ou sentado para que evite a estagnação do sangue em um local só;
- não ficar exposto ao sol por longas horas, use filtros solares para evitar queimaduras e manchas no local do tratamento;
Apesar da eficácia do tratamento, a escleroterapia com espuma não evita o surgimento de novas varizes no corpo. Por isso, sempre tome esses cuidados após as sessões e siga as orientações do angiologista.
O plano de saúde Bradesco cobre tratamento de varizes?
É comum que tenha dúvidas sobre se o plano de saúde cobre o tratamento de varizes. Grande parte do tratamento para fins estéticos o plano geralmente não cobre, porém, no caso das varizes é diferente.
Sabia que 70% dos idosos acima de 70 anos possuem prevalência a quaisquer tipos de varizes, segundo os dados da SBACV – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia-Vascular?
Além disso, as varizes, se não forem tratadas corretamente, podem ocasionar em outros problemas de saúde como eczemas, dermatites, tromboses e entre outros. Portanto, os planos neste caso têm obrigação de cobertura para os problemas causados por varizes.
Assim, se você é titular ou dependente do plano do Bradesco Saúde, saiba que ele cobre a escleroterapia com espuma sem limite de sessões ou despesas. Você pode acionar pelo Bradesco Saúde para marcar uma consulta comigo agora mesmo.
0 comentários